Plantas que Curam

Sabugueiro – Para Que Serve, Como Fazer e Benefícios

O sabugueiro é uma planta medicinal encontrada naturalmente na Europa e no Norte da África, que também foi naturalizada em regiões subtropicais e temperadas, sendo encontrada inclusive em algumas regiões do Brasil.

O sabugueiro é composto por nutrientes como potássio, carboidratos, gorduras, fibras, proteínas, sódio, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio magnésio e ferro.

O sabugueiro Auxilia no tratamento de problemas de saúde: a bebida pode contribuir com o tratamento de diversas condições como: gripe, resfriado, febre, tosse, rinite, problemas respiratórios, feridas, abcessos (bolsa de pus que se acumula em tecidos, órgãos ou espaços do corpo), problemas renais, hemorroidas, espasmos, litíase urinária (formação de cálculos no sistema urinário), nefrite (inflamação no rim), queimaduras, acúmulo de ácido úrico e reumatismo.
Combate ao inchaço: por possuir propriedades diuréticas, o chá de sabugueiro combate ao inchaço causado pela retenção de líquido, pois estimula a eliminação de excesso de líquido por meio da urina. Entretanto, é importante não exagerar no seu consumo e beber bastante água, para não eliminar mais líquido que o necessário e sofrer o risco de ter uma desidratação.
Ação cicatrizante: o chá de sabugueiro possui propriedades cicatrizantes, ou seja, colabora com os processos de cicatrização no corpo humano.
Efeito depurativo: isso significa que ele atua como um desintoxicante, contribuindo com a eliminação de toxinas encontradas e acumuladas no organismo.
Ação laxativa: possui propriedades laxantes que podem auxiliar a aliviar a prisão de ventre.
E´antialérgico ,muito indicado para gripes,resfriados ,tosse e alergias respiratórias como alergias na pele.

O sabugueiro é dotado de propriedades antibacterianas e antivirais: que estimulam o funcionamento do sistema imunológico e ajudam a aliviar algumas alergias.
Artrite: as flores do sabugueiro podem colaborar com a diminuição do inchaço e dar dores na articulação que surgem em decorrência da artrite.
Outras propriedades benéficas: o sabugueiro ainda é dotado de propriedades antissépticas e anti-inflamatórias.
Voce pode usar em forma de chá ,tinturas ,homeopatias e pomadas.

Para fazer o chá :
Ingredientes:
1 colher de sopa de flores ou folhas de sabugueiro verdes;
1 xícara de água.
Modo de preparo:

Misturar as flores secas de sabugueiro em uma porção de uma xícara de água fervente;
Deixar amolecer (macerar) durante 10 minutos;
Coar e servir-se. A recomendação é ingerir três xícaras de chá de sabugueiro diariamente.
ou colocar as folhas ou flores em um vidro limpo ,ferver a agua e colocar sobre a planta,deixar esfriar ,coar e beber frio durante o dia.
Lembre-se que mesmo os remédios naturais, como o chá de sabugueiro, devem ser utilizados sob orientação médica. Assim, caso tenha algum dos problemas de saúde mencionados na lista dos benefícios da bebida, consulte antes o seu médico de confiança para saber se o chá é indicado para você e se não lhe fará mal.

Ícaro Lima

Autor do blog Casal Aventura, blogueiro desde 2011 gosto de aventura ao ar livre e de histórias inspiradoras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar