Plantas que Curam

Benefícios e propriedades do chá de mulungu

No que diz respeito à saúde humana, o mulungu possui propriedades calmante, analgésica, diurética, hipotensiva, tranquilizante, antidepressiva, antibacteriana, antiespasmódica, tônica e anti-inflamatória.

Dessa forma, o chá feito a partir da utilização do mulungu pode ser usado no processo de tratamento e cura de muitas doenças. O chá de mulungu serve para tratar tosses, asma e coqueluche, além de casos de dores reumáticas e nevralgias crônicas.

Antidepressivo

O mulungu auxilia no tratamento de problemas emocionais, dessa forma, o chá da planta tem ação antidepressiva. Ele também trata histeria, insônia, neurose, ansiedade, agitação, ataque de pânico, depressão, compulsão e distúrbio de sono.

Somado a tudo isso, o chá de mulungu também pode ser usado para tratar doenças como esclerose, pressão alta, epilepsia, bronquite asmática, hepatite e insuficiência urinária.

“Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul mostrou que as folhas do mulungu não causaram deformação do DNA e por isso não tem a capacidade de causar câncer nem danos neurológicos”, diz Forjaz.

Chá de mulungu para pressão

Devido ao poder antioxidante, o chá de mulungu equilibra, tonifica e fortalece o fígado, sendo eficiente no tratamento de casos de afecções hepáticas. Quanto aos problemas cardíacos, o mulungu regula os batimentos e abaixa a pressão arterial.

Ação contraceptiva

O mulungu também tem ação contraceptiva. “Testado por uma universidade do Peru, verificou-se que a planta impede a fixação do embrião na parede do útero, utilizada em algumas comunidades indígenas como anticoncepcional”, afirma Forjaz.

Combate retenção de líquido

Para quem sofre com a retenção de líquido, o mulungu pode ser utilizado para combatê-lo. No corpo, ele estimula a eliminação do excesso de líquido através da urina. Nesse caso, a ingestão de água deve ser aumentada para evitar a desidratação.

Inibe a nicotina

Estudos revelam que a casca do mulungu apresenta grandes quantidades de flavonoides, alcaloides e triterpenos. Só para se ter um exemplo, a erisodina, um dos alcaloides presentes na casca da planta, bloqueia os receptores de nicotina.

Esse benefício faz com que o chá de mulungu seja visto como um excelente remédio natural para auxiliar na luta contra o consumo de cigarros.

Ícaro Lima

Autor do blog Casal Aventura, blogueiro desde 2011 gosto de aventura ao ar livre e de histórias inspiradoras.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar